CULTURA

Fotógrafa revela o corpo feminino para além dos estigmas

Fotógrafa revela o corpo feminino para além dos estigmas
"Projeto Eu Sou" será lançado na segunda-feira (dia 23) (Foto Milena Aurea)

A fotógrafa Milena Aurea, de Rio Preto, lança a exposição virtual "Projeto Eu Sou", na segunda-feira (dia 23), em live no Instagram (@milenaaureafotografia), a partir das 19h30. A proposta da exposição é refletir sobre a existência feminina a partir da diversidade de corpos que buscam ocupar espaços em uma sociedade historicamente machista, contribuindo na desconstrução de estigmas e estereótipos que recaem sobre as mulheres. Sobretudo aqueles que as reduzem a mero objeto sexual.

A exposição "Projeto Eu Sou", que conta com áudio-guia, ficará em cartaz até o dia 7 de dezembro, no site de Milena Aurea (www.milenaaurea.com.br) e em seu canal no YouTube (youtube.com/milenaaurea). Depois, as fotos serão publicadas no Facebook e Instagram (@milenaaureafotografia). Além da mostra virtual, a fotógrafa produziu uma série de vídeos que refletem diferentes questões ligadas ao feminino. Eles podem ser conferidos em seu canal no YouTube.

A live de lançamento terá participação da pedagoga Juliana Costa e de duas fotografadas, a também pedagoga Rose Candeo e a jornalista Julia Caputi.

Por meio de ensaios de nu artístico feito com sete mulheres, o "Projeto Eu Sou" evidencia questões como padrões de beleza socialmente estruturados, racismo, gordofobia e transfobia. Além de Rose Candeo e Julia Caputi, foram fotografadas a cartomante Ágatha Cabral, a cozinheira Edna dos Santos, a doula Nelly Agostini, a técnica de enfermagem Katiusse Queiroz e a vendedora Pâmella Ribeiro.

Segundo Milena, todos os ensaios foram feitos ao ar livre, em meio à natureza, respeitando os protocolos de segurança sanitária para evitar a Covid-19.

"Foi uma experiência completamente nova, pois costumo conversar bastante com a fotografada antes e durante as fotos, para deixá-la mais à vontade. No entanto, desta vez precisei respeitar o distanciamento e usar máscara o tempo todo. Procurei conversar o máximo possível com as fotografadas pelo WhatsApp, para que elas pudessem entender o conceito da exposição", conta a fotógrafa.

"Busquei retratar a diversidade em minhas fotos, dando visibilidade a mulheres negras, trans e gordas, além daquelas que já tiveram câncer de mama e passaram por mastectomia", completa Milena.

A fotógrafa ainda destaca que esperou ao máximo para a realização dos ensaios fotográficos - todos feitos na zona rural da região - devido à pandemia do novo coronavírus. "Depois de definidos os locais, esperei a retomada das atividades na cidade para realizar os ensaios", explica.

Serviço:

Exposição "Projeto Eu Sou", de Milena Aurea

De 23/11 a 7/12, no site: www.milenaaurea.com.br e Youtube.com/milenaaurea. Depois, fotos serão publicadas no Facebook e Instagram (@milenaaureafotografia). Grátis.

Live de abertura: Dia 23/11, às 19h30, no Instagram (@milenaaureafotografia), com participação de Juliana Costa e das fotografadas Julia Caputi e Rose Candeo. Grátis.


+ Sintonia

''Arte de Coração'' estreia no Calçadão de Rio Preto

A exposição ''Arte de Coração'' será lançada neste sábado (dia 28), na praça Rui Barbosa, no Calçadão de Rio Preto, às 11 horas. A mostra integra o calendário de atividades cultura...

Leia +

'Órfãos da Terra' vence o Emmy Internacional de Melhor Telenovela

A equipe de 'Órfãos da Terra' tem um motivo muito especial para comemorar: a obra escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid com direção artística de Gustavo Fernandez lev...

Leia +

Cia. Apocalíptica apresenta a peça ''Estado de Sítio'', de Albert Camus

O tema do absurdo, da injustiça, da revolta coletiva e da solidariedade é apresentada em "Estado de Sítio", peça da Cia. Apocalíptica, livremente inspirada na obra de A...

Leia +

Nasar anuncia 'turnê live' do projeto Um Tenor no Sertão

O cantor Nasar fará uma "turnê live" do seu mais novo projeto, intitulado "Um Tenor no Sertão", com a primeira apresentação no próximo dia 14, a partir das 20h30. As demais a...

Leia +

Riopreto Shopping recebe bate papo do livro 'A Era da Integridade' com autor Luiz Fernando Lucas

O Riopreto Shopping recebe nesta quinta-feira, dia 12 um bate papo sobre o livro "A Era da Integridade", com o autor Luiz Fernando Lucas. A ação tem início às 19h...

Leia +